Novidades do FMOD Studio 1.09 e Workshop sobre FMOD!

Com um grande prazer trazemos o primeiro texto do Kaue Lemos aqui na Game Audio Academy, ele é um dos maiores especialistas em FMOD do mundo e trabalha na ferramenta desde seu inicio além de ser o representante Brasileiro oficial da FMOD, nesse texto ele traz pra gente um pouco das novidades da versão 1.09 da ferramenta FMOD Studio.

Para baixar gratuitamente a ferramenta basta clicar aqui.

NÃO SABE ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE FMOD? COMECE POR ESSE WORKSHOP EXCLUSIVO QUE EU E O KAUE PREPARAMOS PRA VOCÊS, BASTA CLICAR NO BOTÃO ABAIXO:

Novidades do FMOD Studio 1.09

A cada nova versão do FMOD Studio podemos esperar grandes novidades, mas dessa vez a versão 1.09 se superou, apresentando grandes melhorias de layout e otimizando o workflow.

São mais de 25 itens ao todo, separamos os de maior destaque para descrever para vocês:

Layout e Workflow

As alterações mais evidentes foram as diversas melhorias na visualização dos módulos que ficaram muito mais intuitivos e informativos, por exemplo, agora podemos ver qual sample foi sorteado na playlist dos módulos Multi Sound e Scatterer Sound em tempo real na Timeline sem a necessidade do módulo estar selecionado, também as definições de Pitch dos módulos Single Sound são replicadas para waveform facilitando a visualização das aplicações de Pitch nos samples. A visualização dos Loops nos módulos ficou muito melhor,  agora foram adicionadas linhas para identificação nos pontos zero-crossing da waveform.

Voltando a falar da playlist dos módulos Multi Sound, agora podemos selecionar múltiplos samples dentro da playlist, o que permite alterações em “batch”, tais como, configurar a probabilidade ou deletar arquivos.

Nesta versão podemos ver também algumas features e alterações aparentemente simples mas de grande influência na melhoria do workflow, por exemplo, agora podemos criar eventos selecionando se eles serão 2D ou 3D, na versão anterior todos os eventos eram criados em 3D e para transformá-los em 2D nós precisávamos deletar o módulo 3D Panner da Master Track do evento selecionado.

DEFAULTS - Uma das principais features novas, simples porém eficaz. Agora podemos “salvar” diversos eventos como “Defaults”, transformando-os em Templates de fácil acesso, para serem adicionados futuramente no projeto quando houver necessidade.

Defaults.png

Agora também podemos delegar um evento diretamente dentro de um VCA sem a necessidade de adicioná-lo antes a um grupo de mixagem.

Seek Speed agora com função Asymmetric - Pra quem não sabe essa é a função que controla o tempo de interpolação que um parâmetro vai ter de um ponto a outro, agora com a função Asymmetric podemos selecionar valores de tempo diferentes para modulações ascendentes e descendentes. That’s AMAZING!

Plugins

Multiband EQ - Com possibilidade de equalização de até 05 bandas com diversas configurações como lowpass, highpass, shelf, peaking, band-pass, all-pass e notch.

Licença

Uma das novidades mais legais e significativas foi a mudança nos métodos de Licença, agora games com o orçamento total de produção de até 500 mil dólares podem usar o FMOD Studio gratuitamente, lembrando que o registro para licença é obrigatório e deverá ser feito até a data de lançamento do Game. A partir do segundo Game da mesma empresa no mesmo ano será cobrada a licença de 2 mil dólares por game.

Conclusão

O FMOD 1.09 nos mostrou uma atualização de peso e muito eficiente, focada na melhoria e na facilidade do workflow. Na minha opinião o layout inovador do FMOD Studio desde sua primeira versão, hoje se tornou finalmente maduro e estável e atingiu um nível que nenhuma outra Middleware de Áudio conseguiu atingir, os novos métodos de licença também nos mostram como a ferramenta se importa com a categoria de jogos independentes, certamente elevando a quantidade de projetos que a utilizarão, o que resultará, em curto prazo, em um grande avanço na qualidade do áudio dos jogos independentes e certamente numa aproximação maior entre Sounds Designers, Compositores e Audio Guys/Girls com o incrível universo do Desenvolvimento de Áudio para Games!

O único ponto negativo até o momento sobre a nova versão do FMOD 1.09 é que a documentação ainda não está 100% atualizada, o que pode ser um desafio para algumas pessoas que ainda não conhecem a ferramenta a fundo, porém com certeza isso será atualizado em breve com todos os detalhes necessários, de qualquer forma, qualquer dúvida recomendo entrar em contato com o Suporte ou postar sua dúvida no “Fórum” oficial que fica na aba Questions and Answers do site.

Maiores dúvidas ou comentários vamos responder aqui embaixo, só mandar sua dúvida ou comentar sobre o que achou desse artigo!

Veja mais detalhes sobre as novidades e licença em www.fmod.org

Kaue Lemos

Kaue Lemos

Kaue Lemos - Diretor de áudio da Insane e Owner da 7 Sounds - Game Audio Solutions, representante oficial do FMOD Studio no Brasil.