Esse mês a Game Audio Academy começou um projeto muito legal no Instagram. Pedimos a nossos seguidores para nos enviarem perguntas ou dúvidas para que elas fossem respondidas no stories, e elas foram! Por isso hoje, reunimos aqui as melhores perguntas e alguns vídeos completamentares sobre o assunto se você tiver interesse de se aprofundar nesse tema.
Para acompanhar a Game Audio Academy no Instagram é só seguir no link @gameaudioacademybr. Se você tem interesse de enviar alguma pergunta para ser respondida, fique ligado! Todas as semanas nós abrimos espaço para responder as perguntas dos nossos seguidores!
1. Qual você acha que é o maior erro de marketing pessoal de quem gostaria de ingressar na área?
- seguidor anônimo
Eu acho que esse maior erro pode ser dividido em dois:
1. Estar em pleno 2018 e achar que um profissional de áudio não precisa saber vender seu trabalho nos meios digitais ou achar que vender bem seu trabalho é algo feio.
2. Síndrome do impostor e focar seu marketing em profissionais de áudio e não em desenvolvedores/clientes.
Se você tem interesse de saber mais sobre marketing voltado para game audio, nesse vídeo o Thiago Adamo levanta pontos muito importantes sobre mercado, marketing e business.
2. Que perguntas fazer para o desenvolvedor para entender o feel do jogo e definir elementos de música/sfx?
- seguidor anônimo
Para definir quais são os elementos de músicas e efeitos sonoros você precisa entender o tamanho do jogo, o escopo dele. Para entender o feel, para fazer a música, você precisa tentar ver com o desenvolvedor quais são os jogos semelhantes e se as referências desses jogos semelhantes de áudio casam com o jogo.
3. Qual a parte mais difícil de ser um professional de game audio no Brasil?
- seguidor anônimo
Ter uma empresa no Brasil é super complicado e é um fator que dificulta muito o trabalho da gente. Além disso, as altas taxas e valores de instrumentos comparados com o salário minimo no Brasil complicam ainda mais. Isso dificulta muito trabalhar, não só com game audio, quanto com audio em geral.
4. Qual a expectativa para o mercado brasileiro indie pros próximos 5 anos, no seu ponto de vista?
- davidviscooficial
A expectativa é que cresça, mas hoje nós temos muitas áreas com carência de profissionais. Àreas como audio design, implementação de audio dinâmico para games, FMOD ou Wwise, um perfil mais gerencial de projetos. Daqui a 5 anos não teremos mais essa carência.
Se você nunca ouviu falar de FMOD e implementação, nós separamos um vídeo pra você. Nele, o Thiago demonstra, de maneira simples, como funciona um projeto básico no FMOD e algumas features úteis para você usar nos seus jogos.
5. Se uma árvore cai em uma parte do mapa que não tem um player para ouvir, ela produz som?
- mauruiz
Mauricio essa pergunta não tem resposta definitiva, mas principalmente nesse jogo de mundo aberto que a gente ta fazendo que é o Garden Paws, se o objeto não está na tela, ele não emite som. E para os objetos que estão na tela, que necessitam emitir algum som, a gente mexe na distância.
Se você ficou interessado no audio design do Garden Paws, aqui está um vídeo onde o Thiago mostra como fez a captação de foley do jogo, além de dar algumas dicas na hora de fazer a mix!
6. Falando em carência de profissional em audio design, ele sempre dependerá de composição também para trabalhar?
- luigi celoin
Acho que é uma dependência mútua, um profissional depende do outro. Se você não tiver um audio designer bom no jogo fica complicado, e hoje em dia as pessoas não aceitam mais qualquer sound designer. Sem música também é muito dificil, apesar que existam jogos sem música também.
Para saber mais sobre audio design veja o vídeo abaixo: o Thiago Adamo teve uma conversa com o audio designer do Gears of War 4, onde ele dá 3 dicas profissionais de como melhorar sua captação e criação de audio para games.
7. Quais as maiores dificuldades na localização de jogos para outras línguas em relação ao áudio?
- daniel cancherini
Fala Daniel, negócio é o seguinte: eu acho que, por exemplo, inglês é muito fácil para se conseguir fazer localização, tem uma oferta muito grande. Espanhol também funciona assim. Agora, se você pegar outros idiomas, aí começa a complicar. Essa é a grande dificuldade.
Pra você que se interessa por localização, nesse vídeo o Thiago foi lá na Maximal Studio, um dos maiores e mais especializados do Brasil, bater um papo com o Cristiano Prazeres sobre localização em jogos.
8. Quão distante é a mix de um produto audiovisual para tv/cinema, da mix para games?
- ivmurray
Existem outras diferenças, mas a principal diferença é que a mix de game pode ser dinâmica. Ela pode mudar de acordo com a fase, de acordo com as ações dos jogadores. É basicamente o audio dinamico que é realmente, para quem nunca trabalhou com games, uma coisa bem diferente.
Parafraseando o lead de audio da Sledgehammer, ele disse esse ano que a DAW da galera de game audio é o jogo, a nossa DAW é a game engine ou middleware. Sempre apontando pro jogo e sempre sabendo que a mixagem é a mixagem final do jogo. A gente precisa jogar, não tem jeito.
Nos siga no Instagram para acompanhar de primeira mão mais sobre o Game Audio Academy Responde!
E aí? Ficou interessado em estudar audio para games e investir no seu futuro como profissional de game audio? Nós temos um mini curso 100% gratuito para você que tem interesse em melhorar suas habilidades: o 5 PASSOS PARA CRIAR MÚSICA DE GAMES! Não deixe de conferir!