Pacote grátis e especial de efeitos sonoros da Global Game Jam da ASoundeffect

Neste dia que escrevo este artigo esta ocorrendo a Global Game Jam, a maior Game Jam do mundo, não sabe o que são Game Jams? Tem um video aqui embaixo onde eu explico tudo:

Para baixar os efeitos, basta CLICAR AQUI :)

Em breve farei um video mostrando como otimizar esses efeitos sonoros pra isso basta se inscrever na lista da Game Audio Academy abaixo pra receber todas as novidades e videos exclusivos somente pra assinantes dela.

Aquele Guia Básico de Dicas sobre Game Jams pra profissionais de áudio

Hoje se inicia a SP Jam, uma das mais famosas e tradicionais Game Jams do Brasil e estou escrevendo esse texto para te explicar o que são Game Jams, porque elas são importantes pra gente que trabalha com áudio e dividir com você dicas de quem já tem pelo menos umas trinta na bagagem e inclusive em uma delas produzi trilha e efeitos para o até agora projeto mais bem sucedido comercialmente da minha carreira, o What the Box?.

O que são Game Jams?

São maratonas onde não existe inicialmente envolvimento financeiro em que profissionais das mais diversas áreas ligadas ao desenvolvimento de games, como Artistas, Programadores, Game Designers e finalmente nós profissionais de áudio para games, Compositores e Sound Designers.

Esse tipo de evento pode ser presencial, comoa SP Jam ou a Global Game Jam ou pode ser remoto, como as Jams da Game Jolt, mesmo a trimestral Ludum Dare ou até a novíssima Jam do 365 Indies que foi onde criei a trilha sonora do What The Box e também criei a trilha do Super 365 Quest que ganhou essa Game Jam.

Elas duram geralmente 24 horas, 48 horas até outras que duram 9 ou 15 dias.

Por que elas são importantes?

Elas são a forma mais efetiva de se conhecer futuros clientes ou parceiros de trabalho, eu conheci o Daniel SND numa Ludum Dare e nosso primeiro projeto juntos foi uma Game Jam, só pra dar um exemplo. Então se você esta pensando em encher a caixa de todos os desenvolvedores indie que conhece com apresentações sobre quão legal é seu trabalho ou do seu estúdio, considere antes ir numa Game Jam e já trabalhar com eles, não existe primeira impressão melhor que essa para um profissional de games.

Elas também são a forma mais efetiva de construção de portfolio para um iniciante na área, você esta ali criando música e efeitos sonoros que serão efetivamente utilizados num jogo, após participar de uma Jam você pode possuir duas músicas e um jogo inteiro para exibir no seu portfolio.

“Ah mas se o jogo não ficou pronto ou ficou ruim?” Tudo bem, basta você apenas exibir a música, com esse trabalho você realmente prova pra quem entra no seu site/soundcloud/canal do youtube que você realmente faz música pra games.

 

Dicas pra aproveitar melhor esse momento

Foco: Normalmente em Game Jams, os profissionais de áudio são os mais escassos e ai surgem diversos convites pra integrar equipes, se essa é a sua primeira JAM não faça isso, escolha uma equipe especifica e tente produzir todo áudio pra ela, um trabalho completo vale infinitamente mais que diversos trabalhos meia boca.

Simplicidade: Como o tempo é curto, não vá tentar fazer aquela música orquestral cheia de modulações complexas para mostrar pra outros músicos quão inteligente você é, os jogos são simples e o que você produz precisa ser simples e bem produzido, por isso não perca um tempo enorme em só um passo, tenha processo para cada coisa que você vai produzir numa JAM.

As vezes escolher uma ideia simples, como, por exemplo eu escolhi pro jogo Bugged Out feito em 72 horase trabalhar ela em diferentes estilos pode fazer toda a diferença, nesse exemplo fiz algumas versões da mesma música, que tem como destaque a sua melodia:

Esse fluxo abaixo é o meu fluxo de trabalho:

Referência (discuta com a equipe) > Arranjo > Produção > Validação(com a equipe) > Finalização (isso serve pra efeitos também)

Se for criar efeitos sonoros priorize os bancos de efeitos, o tempo é curto e apenas se estiver sobrando tente captar sons antes de editar.

Descanso e alimentação: Participo de Jams desde 2011, e todas as vezes que eu dormi pelo menos 5 horas em dias de Jam, meu trabalho sempre fluiu melhor, por isso se organize para descansar e tente também não pular refeições, tudo isso vai influir em qual bem você vai chegar nas últimas horas da Jam que estar bem será MUITO importante.

Não precisa levar o estúdio inteiro pra Jam: Sim, se você tem um estúdio cheio de equipamentos, leve apenas o básico, notebook, uma placa de som(se for pequena) e se quiser uma controladora midi(não precisa levar muitas, leve apenas uma) e também um bom fone de ouvido(de preferencia fechado, pois esse tipo de evento é bem barulhento e não existem salas de áudio e mesmo que existam, acredite vai ter muita gente falando).

Para fechar fique aqui com o meu primeiro trabalho completo para uma Game Jam, que inclusive foi pra SP Jam de 2012, esse jogo inclusive chegou a ser publicado:

E como é sempre bom ter registro das jams ainda tem um vídeo falando dessa Jam na época . não ligue  pra iluminação bizarra ehehehe 

Se quiser colocar mais dicas pra Game Jams ou falar se isso foi útil pra você comente aqui embaixo, vamos ampliar a discussão, e temos cursos gratuitos por aqui clica ali no logo da Game Audio Academy pra ter acesso a esses cursos!

10 Dicas efetivas para melhorar sua Mixagem!

 

Há alguns dias atrás, no primeiro texto da série que estou escrevendo aqui pro Game Audio Academy, tentei fazer uma analogia entre a importância de uma mix, e forma com que fazemos um bolo. Em resumo: não adianta ter os ingredientes certos (harmonia, melodia e instrumentação), se você não consegue junta-los de forma correta e coesa. Se isso for feito errado, a música desanda.

Sei que nem sempre podemos contar com um engenheiro de mixagem, por diversas razões (quase sempre é uma questão de $$). O ideal é sempre termos alguém especializado fazendo esse papel, e pra isso, deixo uma dica: procure um mixer que você goste do trabalho e que esteja no mesmo estágio profissional que você. Então conversem e tentem uma parceria. Isso geralmente é bom para ambas as partes, e ajuda no desenvolvimento dos profissionais.

Bem, de qualquer forma, existem vezes em que nós mesmos queremos mixar nossas músicas. Por isso queria dar algumas dicas básicas nesse texto pra ajudar quem está começando.

1.     Conheça seu equipamento: isso é imprescindível! Não precisamos ter equipamentos topo de linha e consoles NEVE para realizarmos uma mixagem honesta e que soe bem. Mas, para isso acontecer, você deve conhecer muito bem com o que está trabalhando. Quais são os limites e defeitos do seu equipamento? Como as grandes mixagens soam nele? Como ele te engana? Sobra grave? Falta grave? Falta detalhe? Soa comprimido? Referenciar muito, com músicas que você já conhece muito bem, é uma das formas mais eficientes de entendermos como o que temos disponível pode nos enganar em termos sonoros. É o ponto de partida, sempre.

2.     Mixar é preencher todo o espectro de frequências: nosso ouvido é capaz de perceber frequências entre 20 Hz e 20 kHz, e mixar é a arte de preencher esse espectro de forma eficiente, de acordo com a sonoridade que se busca. A melhor dica pra quem está começando é buscar o equilíbrio - nem muito grave, nem muito agudo. Muito cuidado com o médio-grave (250 Hz – 500 Hz), ele faz sua mix soar confusa e pouco clara (muddy) e costuma ser a banda de frequência que mais gera problemas para quem está começando.

3.     Frequências geram sensações: é importante saber onde “moram” e o que fazem as frequências com que estamos trabalhando. O grave mora no chão, sai “debaixo” das caixas; os médios costumam gerar presença e os agudos dão a sensação de “ar” e brilho pra um som.

4.     O grave mora no centro: se existe uma coisa que não recomendo pra quem está começando a mixar, é brincar com o espectro grave de uma música. Ele mora no centro. Baixo, bumbo, tímpano, etc. O grave possui muita energia, e por isso costuma soar melhor no centro. Além disso, por “morar no chão”, o grave não nos dá a sensação de direção, o que nos traz dificuldade de saber de onde vem (assim, direciona-lo para esquerda ou direita é um tanto inútil).

5.     Equalizar é mais cortar do que adicionar: temos a mania de começar equalizando algo adicionando frequências. Porém, o ideal é sempre cortar antes de adicionar. E não tenha medo de cortes grandes e extensos. Por exemplo, há casos em que utilizo um HPF (high-pass filter) em 300 ou 400 Hz, dependendo do instrumento. Em guitarras, é muito comum cortarmos tudo abaixo de 100 Hz. O mesmo acontece com vozes. Do outro lado, há instrumentos que não necessitam de nada acima de 8 kHz, por exemplo. Além disso, muitas vezes é melhor cortar o que sobra, ao invés de adicionar o que queremos. Por exemplo, se quisermos que a banda entre 1 kHz e 1.5 kHz se destaque em uma guitarra, é melhor cortarmos as bandas subjacentes (cortes em 700 Hz e 2 kHz).

6.     Somos seres comparativos: o ser humano baseia suas percepções em comparações. Preste atenção à sua volta e repare como tudo é relativo. O que é “alto”? O que é “pequeno”? Assim sendo, não adianta querermos que tudo soe grande numa música. Para algo soar grande, algo deve soar menor. Para algo soar grave, outra coisa deve soar aguda. Cada instrumento deve ter seu espaço determinado, e seu tamanho correto. Encontre os elementos que você quer destacar/priorizar, e entenda qual a melhor forma de fazer isso. Lembre-se, quando tudo soa grande, nada soa grande.

 

7.     Cuidado com compressores: eles são ferramentas incríveis e extremamente úteis, que mexem demais com a energia sonora de um elemento. Mas para utiliza-los de forma correta, deve-se conhecer a característica sonora de cada tipo e o que ele faz com o som. No começo, temos a tendência de comprimir demais os instrumentos, pois muitas vezes o efeito mais sutil é difícil de ser ouvido. Isso é um erro grave e pode criar uma mixagem muito plana, sem dinâmica e opaca. Na dúvida, opte por usar menos. Com o tempo, você vai entendendo como eles agem e como conseguir o efeito desejado.

8.     Mono é seu aliado: sempre ouça sua mix em mono para saber que tudo está bem. Fazer isso nos ajuda a identificar problemas graves de fase e também a espacializar melhor nossos elementos. Ainda mais hoje em dia, quando mixamos para jogos mobile, onde muita gente vai ouvir aquilo através de uma pequena caixa, e só. Dica de ouro - pode parecer estranho, mas um professor certa vez me disse “quando estou com dificuldade de achar um espaço para algo na mix stereo, coloco ela em mono e vou fazendo um pan do objeto até que ele soe bem e destacado. Quando volto para stereo, na maioria das vezes preciso somente de pequenos ajustes para que ele se encaixe perfeitamente na mix”.

9.     Ouça, ouça, ouça: ouça! Sim, ouvir é mais importante do que ver, ao mixar. Mixar no computador nos gerou um problema de que muitas vezes trabalhamos mais olhando os faders e knobs, e menos ouvindo o que estamos fazendo. Não se deixe levar pelo plugin bonito, ou pela curva de Eq. que parece “estranha”. Se te soa bem, se não está gerando problema indesejados, ta tudo certo. O importante é como aquilo soa, porque, no final, as pessoas não vão saber qual plugin você usou, ou se você cortou a guitarra em frequências pouco usuais. Tudo o que vai importar é se sua música soa bem.

10.  Estude, estude, estude: estude! Sim, estudar é importante demais. Especialmente no Brasil temos uma péssima mania de achar que somente a prática nos serve. Não é verdade. Há coisas que só vamos conseguir entender e aprender se estudarmos como elas funcionam. Há conhecimentos que nos ajudam muito a mixar e ouvir melhor. Mais importante, que nos ajudam a traduzir através de técnicas e procedimentos a sonoridade de uma música ou instrumento. Eu estudo todos os dias, pelo menos um pouco. Estou sempre lendo coisas, das mais básicas às que não entendo nada (sim, há artigos que lemos e ficamos perdidos, mas eles nos dão informações e guias para onde começar a aprender coisas novas).

Bem, no próximo texto vou falar um pouco sobre algumas técnicas e também dar dicas de livros, vídeos e blogs para os que querem aprender sobre mixagem. Espero que tenham gostado! Um abraço, e até mais! :-)

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16 GB de Efeitos sonoros (SFX) grátis para serem usados comercialmente

A SONNISS liberou durante a GDC 2016 um pacote com 16 GB de efeitos sonoros para você usar livremente, inclusive em projetos comerciais, eu estava lá e acabei gravando esse vídeo mostrando um pouco onde eu estava trabalhando em San Francisco e também dando um overview do pacote.

Para baixar o pacote da Sonniss basta clicar aqui e para ter certeza que você tem acesso comercial a todos os sons do pacote, você pode conferir a licença clicando aqui.

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