Um Papo Sobre Plugins + Recomendações

Por: Danielle Serranú

Capa Plugins Game Audio Academy

Capa Plugins Game Audio Academy

Na última sexta feira (dia 15/09/2018) o Game Audio Drops teve como tema “Nossos Plugins Preferidos + Aniversário de 21 anos do Final Fantasy VII”. Cada integrante do time do podcast junto com o maestro e aluno da Game Audio Academy Rodrigo Faleiros, e contando com a participação especial do Fabri, falou um pouco de seus plugins preferidos e de algumas novas aquisições.

A pedido de vocês, que nos pediram uma lista escrita, nós fizemos esse artigo para tornar ainda mais fácil encontrar novos plugins que valham a pena para que possam fazer parte de seus projetos de game audio.

Indicações Thiago Adamo

O Thiago, que está super animado com a chegada do novo Kontakt, o Kontakt 6, falou um pouco de algumas features do programa e também que ficou bastante ansioso com o novo Isotope RX 7.

Além disso ele também menciona alguns plugins recentemente adquiridos da Embertone como o piano Walker 1955 Concert D, onde você pode escolher entre diferentes configurações de microfone para diferentes tipo de uso. Ele falou também da Jubal Flute, da Ocarina Amaya e da Tomato Paste Kalimba, todos também da Embertone.

Lista Completa:

Izotope RX 7

Kontakt 6

Walker 1955 Concert

Jubal Flute

Ocarina Amaya

Tomato Paste Kalimba

Indicações Rodrigo Faleiros

O Rodrigo continua o papo da Embertone mencionando alguns plugins bem baratos para a média do mercado com o Chapman Trumpet, o Shire Whistle e o Tiny Grand Piano, que simula um piano de cauda de brinquedo. Lembrando que todos esses plugins da Embertone requerem o Kontakt Full.

O Rodrigo também mencionou o NES Vst (simulador de 8bit) e o Vox Single Recorder que separa sua voz, ou audio da DAW por exemplo, do resto dos sons do computador para que seja gravado apenas o que você deseja. Nessa conversa o Thiago e o Mauricio também mencionaram o Soundflower, o Loopback Audio e o Super Audio Cart.

Lista Completa:

Chapman Trumpet

Shire Whistle

Tiny Grand Piano

NES Vst 32bit

Soundflower

Loopback Audio

Super Audio Cart

Indicações Danielle Serranú

A maioria das indicações foram plugins grátis ou de baixo custo, então se você está interessado por isso, achou o que estava procurando. Ela começa falando dos plugins da Tweakbench, que tem um pacote muito baratinho com todos os seus plugins simuladores de 8bit, desde a percussão até diferentes tipos de linhas melódicas. O Magical 8 Bit Plug, que é gratuito, também foi mencionado e segue a mesma linha.

Além desses também foram mencionados o Tyrell N6, que está disponível para baixar gratuitamente, o Toxic Biohazard, o Sawer e o PoiZone, sendo esses últimos 3 nativos do FL Studio.

Lista Completa:

Tweakbench

Magical 8 Bit Plug

Tyrell N6

Toxic Biohazard

Sawer

PoiZone

Indicações Mauiricio Ruiz

O Mauricio menciona que ele usa muito os plugins nativos do Logic, principalmente na parte de masterização. Ele ressalta que grande parte desses plugins são bem leves e que isso facilita o trabalho no projeto.

Ele também menciona que um de seus “guilty pleasures” continua sendo o L3-16 Multimaximizer da Waves, que ele usa para deixar o som mais pesado sem se preocupar com attack ou release, o FabFilter Pro Q2, o Soundtoys 5 e o Fog Convolver da AudioThing.

Continuando o Mauricio ressalta que no site da AudioThing também há plugins para baixar gratuitamente e Thiago também menciona o Outer Space, o MiniBit e o MiniVerb, da mesma empresa. Ele também menciona que há uma promoção por tempo limitado no site da pluginboutique que comprando qualquer plugin (até os de 1 dolár) você ganha de graça o Ozone 8 Elements (que normalmente custa 129 doláres).

Lista Completa:

L3-16 Multimaximizer

FabFilter Pro Q2

Soundtoys 5

Fog Convolver

Outer Space

MiniBit

MiniVerb

Indicações Fabri

O Fabri remenciona o site Plugin Boutique e reintera que sempre há promoções na página o que faz o site ser um ótimo negócio pra você que quer economizar dinheiro e ao mesmo tempo adquirir bons plugins. Além disso ele também fala do Hybrid 3 da Air (que custou apenas 1 dolár no plugin boutique!), do Magical Toy Keyboard da AudioThing, do Orchestral Companion - Strings e do Twist, sendo que os últimos dois são da SoniVox.

Lista Completa:

Hybrid 3

Magical Toy Keyboard

Orchestral Companion - Strings

Twist


Nós também temos o Game Audio Drops completo para você poder assistir. E também lembrando que agora todos os nossos podcasts estão disponíveis no Spotify!

Informação importante para todos os alunos da Game Audio Academy (dos Cursos Premiums: PTG, Curso de Efeitos Sonoros, Game Audio Business e Curso Completo):

O Thiago Adamo relembra que todos os alunos tem direito ao Academic License que pode ser usado para receber descontos de estudante na SoundToys, Waves, East West e muitas outras empresas. É só mandar um email para o Thiago que ele vai providenciar esse comprovante para você.


Gostou do nosso artigo sobre nossos plugins favoritos? Nós da Game Audio Academy soltamos conteúdos periódicos sobre músicas e efeitos sonoros para jogos em nosso site e em nossas redes sociais, por isso não perca.

Além disso, você também pode investir hoje mesmo no seu futuro assistindo um dos nosso cursos gratuitos onde o Thiago Adamo explica alguns passos básicos de como começar a compor trilhas sonoras para games!















Perfil Game Audio Academy: Arthur Cordeiro

Por: Danielle Serranú

Perfil GAA: Arthur Cordeiro

Perfil GAA: Arthur Cordeiro

O perfil Game Audio Academy é o novo quadro que nós criamos para termos um espaço para falar sobre nossos alunos e seus sucessos como profissionais de game audio. Hoje nós temos a presença do ilustríssimo Arthur Cordeiro! Para saber mais sobre ele e seus trabalhos, continue lendo essa entrevista demais que fizemos com ele!

Nome: Arthur Gustavo Cordeiro
Idade: 23 anos
Cidade Natal: Curitiba - PR

DAW: Comecei com o Live, mas atualmente as DAW's que eu com frequência diária são o Studio One (para composição e produção) e o Pro Tools (para pós produção).

Quando começou a produzir e por quê: Comecei a produzir em 2016 quando tinha, com um amigo, um projeto que misturava música eletrônica e jazz, no qual eu tocava saxofone e ele discotecava. Esse amigo me apresentou o Ableton Live e foi aí que eu entrei no mundo da produção musical.

Trilha Sonora Preferida: Difícil apontar só uma, mas pra não te deixar sem resposta, eu citaria a do Chrono Trigger.

Instrumento Principal: Flauta Transversal

Estilo: Trabalho principalmente com música orquestral, jazz, eletrônica e chiptune (ou seja, generalista)

Maiores Influências do Estilo: Bem difícil nomear, tem muita gente boa. Da área dos games, eu citaria, entre os clássicos, Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, Koji kondo e David Wise. E da geração mais nova, Jake Kauffman, Rich Vreeland, Laura Shigihara e Manaka Kataoka.

Projetos para o Futuro: Pretendo continuar me envolvendo em projetos interessantes, continuar evoluindo como compositor e  poder continuar passando as horas do meu dia fazendo o que gosto de fazer (música!). Além disso, pretendo investir mais na parte de divulgação, que é muito importante e acaba muitas vezes ficando de lado.

Trabalhos que mais gostou de participar: Essa é difícil! Acho que cada projeto tem algo de especial e cada um de que participo me ensina alguma coisa nova. Posso dizer que algo que eu realmente gosto é de poder trabalhar com diversos estilos musicais e com processos diferentes de composição e sou muito grato por poder explorar isso diariamente com o meu trabalho.

Trabalhos Atuais: Atualmente estou trabalhando em uma série e em dois jogos. Na série, o estilo musical é mais voltado pra sonoridade moderna de cinema, envolve bastante música híbrida (eletrônica + orquestra). Já os jogos, um deles tem uma temática bem singular, que é um misto entre medieval e sci-fi, enquanto o outro é em 8 bits, inspirado na série clássica do Castlevania.

Dica para quem está começando: Minha principal dica para quem está começando agora é: Procure conhecer bem a área na qual você está entrando. O mercado de música para mídia audiovisual, em especial na área de jogos, compreende diversos conhecimentos além da composição e produção musical. Entender bem as atribuições específicas do profissional de áudio para games desde o início é essencial para a construção de uma formação e de uma carreira sólidas.

O Arthur é realmente um exemplo de compositor/sound designer para jogos. Nós acompanhamos de perto seu crescimento e o quanto de esforço ele põe em ser um profissional melhor a cada dia. Para saber mais sobre o trabalho incrível do Arthur você pode acessar seu soundcloud: https://soundcloud.com/agcor. Lá você encontra seus mais novos trabalhos e suas músicas mais lindas!

Se sentiu inspirado pela história do Arthur Cordeiro? Que tal começar hoje mesmo a investir no seu futuro com os materias da Game Audio Academy? Nós temos um mini curso totalmente gratuito para você que ainda não sabe muito bem onde começar nesse mercado! Não perca!




As Melhores Músicas da Franquia Final Fantasy

Por: Thiago Adamo

Thiago Adamo e Nobuo Uematsu

Thiago Adamo e Nobuo Uematsu

Ontem fez 21 anos de Final Fantasy VII! Pra comemorar esse feito incrível de uma das franquias mais marcantes da história dos games, nós criamos uma lista para você dos Final Fantasy que tem as trilhas mais imperdíveis da franquia!

Final Fantasy IV

A primeira trilha de final fantasy com muitos dos temas que são usados até hoje na franquia, apesar de herdar a música tema dos outros jogos, é uma das mais marcantes segundo nosso editor.

Final Fantasy VI

Nobuo Uematsu quebrou as fronteiras do hardware de áudio do supernes e incluiu temas que beiram a complexidade de uma Opera como Dancing Mad e até corais sintetizados. Ainda se destaca pelo tom emocional do Terra’s Theme (uma das mais belas canções de games de todos os tempos), é até hoje uma das mais famosas trilhas de Final Fantasy, sendo a preferida do nosso editor.

Final Fantasy VII

Debut de Final Fantasy no mundo 3D não poderia ter trilha melhor, os temas de batalha, One Winged Angel (do Sephiroth) e o emotivo tema da Aeris são marcantes até hoje, um dos preferidos do editor!

Final Fantasy X

O último grande trabalho de Nobuo para a franquia, tem o tom emocional fortissimo, com To Zanarkand sendo um prologo de uma fantástica jornada musical, como em nenhuma outra trilha da franquia o piano é protagonista, sem dúvida na opinião do nosso editor uma das melhores trilhas da geração do PS2 e de todos os tempos.

Essa é a opinião do nosso editor e fundado Thiago Adamo. Você concorda com ele? Comenta pra gente qual trilha sonora da franquia Final Fantasy é a mais inesquecível para você!

Se sentiu inspirado pelas músicas desse jogo incrível que marcaram uma geração? Que tal começar hoje mesmo a investir no seu futuro como compositor/sound designer de jogos fazendo um dos nossos mini cursos? Ele é totalmente gratuito e está pronto para baixar, só clicar no botão!









5 Conteúdos Essenciais da Game Audio Academy

Por: Danielle Serranú

5 Conteúdos Essenciais da Game Audio Academy

5 Conteúdos Essenciais da Game Audio Academy

Para comemorar o feriado, nós criamos uma lista dos conteúdos essenciais da Game Audio Academy, assim você pode ter um guia para ir acompanhando nosso material mesmo depois que o feriado passar!

Livro Game Audio Business

Escrito pelo Thiago Adamo, o livro Game Audio Business fala sobre o essencial sobre mercado, pagamento, contrato, enfim, tudo que você precisa saber para entrar confiante nessa história de freelancer de game audio.

Ficou com vontade de ler? Ele está disponível para baixar gratuitamente! Só clicar no botão e baixar!

5 Passos para Criar Música de Games

Não sabe muito desse mercado de música e efeitos sonoros para jogos e quer um ponto de partida para começar a investir no seu futuro? Então o mini curso da Game Audio Academy 5 Passos para Criar Música de Games é perfeito para você! Ele também está disponível gratuitamente, então não perca essa chance!

Palestra: Conceitos e Aplicações de Áudio Dinâmico para Games

Nessa palestra o Thiago Adamo explica o que áudio dinâmico e porque ele é indispensável se você quer ter sucesso no mercado de trilhas para games. Além disso, ele também dá exemplos de usos e implementação além dar dicas super úteis para você que está começando a entrar nesse mundo agora!

Game Audio Drops

O nosso podcast semanal já está na sua 48° edição! O Game Audio Drops é um papo semanal que nós temos sobre os mais variados assuntos! Você pode nos acompanhar todas as sextas feiras às 18h (com excessão dessa que é feriado) ou pode ouvir as edições anteriores aqui. Não perca!

BÔNUS: Melhores Vídeos do Canal!

Como bônus para fechar esse feriado da melhor forma possível, nós também separamos os vídeos mais legais do canal para você ver e investir no seu futuro como profissional de game audio.

Nesses vídeos você pode conferir exemplos de implementação de áudio dinâmico no FMOD, um papo com um dos maiores compositores da nossa era: Shota Nakama, 16gb de sfx free para você baixar e o Thiago dando fatality depois de ter feito 3 músicas em uma hora!

 

 

FMOD: Você sabe o que é e como usar?

Por: Danielle Serranú

FMOD Capa: Você sabe o que é e como usar?

FMOD Capa: Você sabe o que é e como usar?

O FMOD é um dos programas essenciais utilizados para implementação de áudio no nosso mercado de música e efeitos sonoros para games. Ele é tão importante porque faz a ponte de implementação entre a música e efeito sonoro que sai do seu DAW e a engine do jogo, garantindo que tudo vá tocar de acordo com o programado.

Se você não sabe o que é FMOD ele é o que chamamos de middleware, ou seja o caminho do meio entre essas duas etapas que eu acabei de explicar. Ele é uma engine de som, isso quer dizer que a partir dele você vai mixar suas trilhas, criar e editar eventos sonoros que vão ser utilizados no jogo.

O FMOD, assim como outros middlewares, é o que possibilita a criação de áudio dinâmico para o jogo, ou seja, quando o áudio reage aos os eventos do jogo ou decisões do jogador. É no FMOD que você vai decidir, por exemplo, quando vai haver alguma mudança na música de acordo com a ambiência, clima ou hora do jogo.

Esse tipo de ferramenta é essencial para que tenhamos um áudio menos plano, criando novos interesses para o jogador a cada vez que uma ação for executada ou de tempos em tempos. Se renovamos constantemente o interesse do jogador, ele vai se sentir mais imerso nesse mundo e vai passar mais tempo no jogo, o que é um sucesso quanto ao Game Audio Feel.

O Thiago Adamo fez um vídeo onde ele fala o que é e a importância de um áudio dinâmico em seu jogo, então se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, dá uma conferida:

Então preciso saber programar para usar o FMOD?

Não, você não precisa saber programar! O FMOD tem um design criado para aumentar a facilidade na hora da implementação. Os middlewares foram criados para que esse processo de implementar áudio dependesse cada menos dos programadores, e fosse mais acessível para sound designers e compositores. Afinal, quem melhor do que você para implementar o seu trabalho no jogo?

Por isso o design do FMOD se assemelha, e muito, com o design de uma DAW (Digital Audio Workstation), fazendo todo o trabalho parecer mais fácil e intuitivo. O FMOD Studio atinge com muito êxito esse objetivo, se tornando bem mais amigável para o profissional de game audio que não entende nada de programação.

Exemplos do que posso criar no FMOD

No FMOD nós trabalhamos a base de Eventos. Eventos nada mais são que qualquer coisa que acontece no jogo. Mudanças climáticas, de tempo, conversas com NPC’s, aparições de inimigos, cenas importantes que precisam ser remarcadas, tudo isso são eventos.

É no FMOD que você vai organizar esses eventos e decidir como seus áudios vão se comportar em cada um deles. Por exemplo, se você quer criar um soundscape adaptativo, que seja composto por diferentes sons que se intercalam e se misturam para fazer uma ambiência que é diferente toda vez que toca, você faz isso a partir desses eventos.

No FMOD você pode juntar esses diversos sons, como uma ambiência que faça a base, sons de pássaros cantando, o vento passando pelas árvores, as próprias árvores se mexendo com o vento, e criar um ambiente praticamente interativo que vai mudando de acordo com as ações do player e o tempo que ele passa no jogo. Através de ações como essa, você vai atingir o potencial máximo do áudio adaptativo, transformando uma ambiência batida em um soundscape super imersivo.

Nesse vídeo o Thiago mostra o exemplo de um projeto real que ele criou no FMOD, a partir disso fica muito fácil entender as funções da plataforma e os resultados incríveis que você pode alcançar com ela!

Licença

O FMOD é um software pago, mas você pode fazer o download de graça para usá-lo contanto que você não faça a implementação do seu projeto em um jogo real, ou seja, um jogo que vai ser lançado.

A boa notícia é que o FMOD possui uma licença gratuita que é anual, ela é disponibilizada para desenvolvedoras indies e você pode adquiri-la no site. Todo o desenvolvimento do jogo precisa ser conversado com a Firelight Technologies (desenvolvedora do FMOD), por isso é importante que você os notifique se quiser adquirir essa licença.

No Brasil, a 7Sounds é a representante do FMOD, então qualquer ajuda ou dúvida sobre a licença você pode falar com eles em seus meios de contato. É importante lembrar que todo esse contato para tirar a licença gratuita não é nada burocrático, então não precisa se assustar com isso! Não deixe isso te impedir de lançar seu jogo com áudio dinâmico!

Eu preciso aprender a trabalhar com FMOD e outras middlewares?

Sim, é muito importante que você entenda das middlewares e suas features para poder fazer a implementação de audio dinamico. O mercado de game audio no Brasil está crescendo, o que quer dizer que a competição está se tornando cada vez mais dificil.

Nessas horas ter um diferencial, como saber fazer e implementar audio dinâmico, faz você ser considerado um profissional muito mais completo. Por isso é bom que você aprenda, enquanto ainda não é tão comum, usar middlewares e a fazer implementação. Além de garantir que todos os seus sons vão estar da maneira e da qualidade que você imaginou quando os criou, você vai ter um diferencial entre os outros profissionais que não sabem.

 

Gostou do nosso artigo? Nós falamos apenas do básico de FMOD para que você tenha uma visualização das possibilidades que pode atingir com a plataforma. A GAA tem um Game Audio Drops onde falamos sobre FMOD então só clicar no vídeo para assitir:

Se você quer se especializar ainda mais nesse mercado e na plataforma FMOD, a Game Audio Academy possui um curso de FMOD que conta com os professores o Thiago Adamo e o Kaue Lemos, que trabalha na própria 7Sounds, a representante do FMOD no Brasil! Atualmente o curso está com as inscrições fechadas, mas fique de olho para mais novidades!

Para ter mais acesso aos nossos conteúdos é só continuar acompanhando a Game Audio Academy em suas redes ou se inscrever de graça no nosso minicurso: 5 Passos Para Criar Trilhas Sonoras Para Games, onde você pode começar a aprender pelo básico sobre mercado de game audio e como fazer suas trilhas.