O que fazer para melhorar as suas composições?

Estou escrevendo este texto após o Carnaval, uma época onde normalmente as pessoas descansam, mas no meu caso o trabalho aqui no estúdio está gigante e queria aproveitar esta oportunidade para responder uma pergunta que certa vez um aluno meu fez.

“Como fazer com que a qualidade das minhas músicas seja melhor? Eu nunca vou conseguir fazer música de qualidade? ”.

Como eu gravei um podcast (que você pode escutar no começo do post) resolvi criar esse texto para também pontuar o que eu dei de solução para que ele tivesse um nivel melhor nas suas composições.

Eu propus para esse aluno um desafio, e é o mesmo que eu proponho no meu curso de produção de trilhas sonoras para games:

1-      Trabalhe em uma música por semana, sempre tente começar e terminar essa música durante essa semana, isso é importante.

2-      Nessa música tente sempre variar o estilo trazendo uma influência de algo que você queira aprender, por exemplo, se quer fazer música orquestral, estude grandes compositores clássicos, grandes obras do cinema ou mesmo grandes trilhas que utilizam música orquestral nos games.

3-      Não se importe em não atingir o nível que você deseja nas primeiras semanas, essa treino tem como objetivos treino e aprendizado, não adianta saber como fazer se você não praticar, acredite eu tomei isso para a minha vida como compositor e produtor.

4-      Seja disciplinado, eu por exemplo tenho diversas trilhas para trabalhar, porém eu mantenho meu schedule para esse experimento, outro detalhe: não arrume desculpas para não fazer música, hoje você consegue fazer música até num celular, então ferramentas não são um limitante.

5-      Escolha uma temática, se você quer trabalhar com trilhas de games, pense em gêneros de games, crie utilizando imagens de jogos ou mesmo até vídeos de gameplay de alguns jogos, eu criei essa trilha aqui pensando no jogo Don’t Starve, a trilha foi tão bem aceita que eu fui até elogiado pelos criadores do jogo por essa trilha, o que rendeu um contato bem bacana.

6-      Uma música por semana durante um ano vai fazer você produzir aproximadamente 52 músicas, muitas delas você não vai ter orgulho, outras você vai querer trabalhar melhor para finalizar e com isso você vai acabar construindo um portfólio interessante mesmo que não tenha nenhum projeto rolando.

E ai aceita esse desafio? Te garanto que no final dele, a qualidade das suas composições e produções será sensivelmente melhor, poste suas músicas nos comentários desde post e não esqueça de escutar o Game Audio Drops em que falo sobre esse assunto e até a próxima coluna!

Gears for War: Review do Plugin I Wish do Infected Mushroom

E temos o nosso primeiro Review da Game Audio Academy chegando quentinho!

Fiz o review do Plugin I WISH que foi criado pela Polyverse com o famosíssimo Duo Israelense de música eletrônica Infected Mushroom.

O I WISH. nome que vem da mais famosa música do duo que inclusive usa efeitos que ele promete reproduzir, é um plug-in VST/AU que utiliza funcionalidade de Note Freezing, uma técnica que visa criar micro loops de um sample de áudio e criar um efeito sintético utilizando um outro canal Midi. Em linhas gerais o funcionamento do I Wish é bem parecido com o de um vocoder, onde você tem um sample de áudio que “toca” o que é reproduzido por um canal Midi e ele usa o timbre do sample de áudio para tocar as notas do Midi, a diferença que é além disso tudo ele tem um LFO que aplica ondas tornando o efeito mais sintetizado.

Existem plug-ins parecidos?

Utilizando o Iris da IZOTOPE podemos chegar em efeitos parecidos(mas não iguais), The Mounth para o Reaktor da Native Instruments (que faz algo bem parecido, porém sem a funcionalidade de Note Freezing para essa funcionalidade deveria ser utilizado o The Finger também para Reaktor).

O que eu achei dele?

Apesar do preço alto, eu gostei do Plug-in, ele realmente será muito útil aqui no estúdio, neste vídeo além de mostrar como o plug-in funciona ainda dei meu veredicto se vale ou não vale a pena comprar, assista e tire suas conclusões e não esqueça de comentar ai embaixo para eu saber o que você achou dessa nova série.

Outras informações

Possui trial/demo? Não

Preço: 99 USD

Site: https://polyversemusic.com/i-wish/

Como eu disse no vídeo se quiser aprender do inicio tudo que é necessário para criar música para games faça o curso grátis de 3 videos: 5 Passos para criar música de games clicando aqui.

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Os conselhos mais importantes para quem quer ser um Compositor/Sound Designer para games, meus e do compositor do Faster Than Light!

Em 2014 o compositor Ben Prunty, dos jogos Faster Than Light (FTL) e do Gravity Ghost, postou no seu blog um algumas dicas para quem quer começar a trabalhar na área (clique aqui para ler o artigo do Ben), vou resumir aqui os conselhos dele:

 

·      Saia de casa e conheça pessoas(da área)

Este conselho é importantíssimo, e o Ben toca num ponto chave: Ele tentou por meses enviar e-mails para grupos de desenvolvedores se oferecendo para fazer o áudio do jogo e num Game Jam ele conheceu uma desenvolvedora, trabalhou com ela e após o fim da Jam ele finalmente se aproximou e conseguiu o Job, comigo pessoalmente ocorreu o mesmo como Rocket Fist, conheci o Daniel quando ele jogou um jogo que fiz com o Marcos Venturelli (DungeonLand, Chroma Squad e Relic Hunters) e eu ao agradecer ele por ter feito um vídeo de gameplay do jogo, conheci, me aproximei e em seguida marcamos uma Jam, desde essa Jam eu sempre faço os áudios para ele, ou seja, este método é muito mais efetivo do que criar e-mails genéricos oferecendo seu trabalho para pessoas que não fazem ideia ou as vezes você nem sabe se precisam mesmo de áudio nos seus jogos.

·      Talento é um mito, por isso pratique bastante

Outra verdade, eu mesmo não sou formado em música, estudei em conservatórios e desde 2007 respiro música, crio música todos os dias, se você quer fazer música, treine, pratique e estude! Isso vale muito mais do que nascer com um talento, eu nesses anos de música vi muita gente talentosa que por preguiça ou mesmo por se achar melhor que todo mundo, parou no tempo, não se atualizou e hoje não fazem mais música, talento é bom, mas pratica é fundamental.

E o que você pode fazer para praticar? Se condicione a criar uma música por semana, se desafie a criar uma música de gênero diferente nessas semanas do mês, não tem projeto de games? Use referencias, elas são ótimos guias para sua criatividade.

·      Reexamine sua sorte

Nesse conselho o Ben fala de um conceito que eu também acredito, a sorte só existe para quem estava preparado e principalmente para quem estava disponível para a oportunidade, eu digo o mesmo, a sorte existe, mas você precisa estar preparado(a) para lidar com a oportunidade quando ela aparece, e acredite as oportunidades vão aparecer, eu neste momento que escrevo esse texto fui chamado para fazer os efeitos sonoros de um projeto que eu sempre quis, eu conheci o pessoal do estúdio que desenvolve esse jogo em um evento e conversei sobre o trabalho de SFX que fiz pro jogo Odallus, da Joymasher, eles prontamente lembraram desse papo e me chamaram quando precisaram para começar a fazer os efeitos sonoros do jogo.

·      Leva um tempão para se conseguir criar algo de destaque

Em 2015 foi um dos anos mais cheios em termos de trabalhos de trilhas sonoras pra games no meu estúdio e inclusive em reconhecimento pela imprensa nacional, ganhei destaque no Gizmodo, Red Bull Games e fui escolhido pelo Drops de jogos como o músico de games do ano, eu ainda não tenho uma trilha de jogo de sucesso, mas aposto demais minhas fichas no Rocket Fist para 2016 e todo esse destaque que tive e tenho no meio veio depois de anos de trabalho duro, de sacrifício(inclusive de relacionamentos pessoais) para atingir um nível de trabalho que pudesse hoje ser utilizadonesses games, por isso não acredite que você não vai conseguir, pois vai levar tempo, pode levar 10 anos, como ocorreu como Ben ou 7 como esta ocorrendo comigo, mas se você insistir sua hora vai chegar.

 

Minhas dicas:

·      Você não é muito velho para começar a trabalhar com áudio para games!

Eu comecei a fazer trilhas pra games profissionalmente em 2008, na ocasião eu tinha 26 anos, e mesmo começando tarde eu me preparei e tive “sorte” de aproveitar as oportunidades que se apresentaram pra mim na ocasião.

·      Aprenda a produzir suas músicas!

Hoje entender o processo de produção, mixagem e o básico de masterização não é mais luxo e também estudar bastante teoria musical não é bobagem, hoje você precisa dominar o máximo de técnicas disponíveis para a criação.

·      Atraia e não seja o “chato da balada”

Hoje é cada vez mais comum um padrão de e-mail que muitos iniciantes enviam para qualquer desenvolvedor oferecendo serviços de áudio, existem duas coisas importantes que você precisa entender sobre marketing para indies:

1-    O mercado de games indie é muito mais movimentado por relacionamento do que por marketing.

2-    Confie em mim, os relacionamentos profissionais que começam com a atração do cliente são muito mais duradouros do que aqueles em que você fica abordando insistentemente o cliente em busca de trabalho.

Enfim, se quiser acrescentar algo ou tirar alguma dúvida só postar ai na área de comentários, lembrando que eu acabei de gravar um podcast falando sobre o assunto e além do Podcast, indico fortemente que se você for iniciante veja o minicurso em 3 vídeos, 5 passos para fazer áudio para games aqui da Game Audio Academy, neste curso em vídeo, muitos dos conceitos abordados aqui são detalhados, é só clicar e cadastrar seu e-mail para receber as aulas.